A Avianca Brasil anunciou ainda na sexta-feira (12) o cancelamento de uma série de voos. A empresa, que está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, está tendo de quitar taxas com antecedência para operar em aeroportos como os de Guarulhos e Porto Alegre. Além disso, pode ter de devolver pelo menos 18 aviões nos próximos dias arrendadoras. Desta segunda até quarta-feira (17), são mais de 150 voos cancelados. Confira a lista mais abaixo.
Orientações aos passageiros
Conforme a Gazeta do Povo mostrou na semana passada, nem o plano de recuperação judicial e a expectativa em torno do leilão que irá fatiar a companhia traz algum alívio aos passageiros. Aos clientes, a Avianca reforça que é preciso sempre checar o status do voo no site da companhia com até 72 horas de antecedência. Se o voo não estiver na lista de cancelamentos, é porque está mantido.
Se o voo estiver na lista de cancelamentos e o cliente tiver comprado os bilhetes pelos canais diretos da Avianca (site/app, call center ou lojas), a empresa entrará em contato para oferecer reembolso ou opções de reacomodação. Caso seu voo esteja na lista e você tenha comprado as passagens via agências, sites de viagem, você deverá entrar em contato diretamente com estas empresas.
Os órgãos de defesa do consumidor lembram que é a companhia aerea também deve avisar o cliente sobre o cancelamento. Caso isso não aconteça, a partir de uma hora de atraso do voo, o consumidor tem direito a assistência material. Em primeiro lugar, acesso a telefone ou internet. A partir de duas horas, alimentação e, após quatro horas, hospedagem somente no caso de pernoite no aeroporto e traslado de ida e volta.
Segundo a Anac, se a pessoa estiver em seu local de domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a residência do passageiro e desta para o aeroporto. Todos os direitos e deveres estão disponíveis na página da Anac.
Confira a lista de voos cancelados da Avianca: