A Avianca Holdings (ex-AviancaTaca) anunciou nesta terça-feira (28) a unificação das marcas de suas companhias aéreas na América Latina. As companhias Taca (de El Salvador), Aviateca (Guatemala), Taca Peru (Peru), AeroGal (Equador) e Tampa Cargo (Colômbia), entre outras companhias regionais da América Central, passarão a exibir a nova logomarca da Avianca, empresa colombiana com 94 anos de existência. A nova marca elimina a referência à bandeira colombiana. As cores azul e amarelo saem para dar lugar a uma marca vermelho e branca, formada pelo nome Avianca e uma ave estilizada.No Brasil, a Avianca -que pertence ao mesmo grupo econômico, o Synergy, do empresário Germán Efromovich, mas não à Avianca Holdings- vai permanecer com a marca antiga.
Em um evento para mais de uma centena de jornalistas da América Latina em Bogotá, a Avianca também apresentou os novos uniformes de seus funcionários, desenhados pelo estilista colombiano Álvaro Reyes. Os novos uniformes serão usados por tripulantes e também funcionários de aeroporto, um total de 13 mil dos 18 mil colaboradores.
Segundo maior grupo de aviação da América Latina, atrás do chileno Latam, a Avianca faturou US$ 4,2 bilhões no ano passado, quando transportou 23 milhões de passageiros. A empresa entrou na Star Alliance no início deste ano, quando foi oficializado que a brasileira TAM deixará a aliança para integrar a Oneworld junto com sua parceira Lan.
Efromovich afirmou que a operação brasileira será integrada à StarAlliance, mas que esse processo levará mais de um ano e meio. "Os processos de integração de sistema levam muito tempo e é preciso integrar a Avianca Brasil a todas as empresas da StarAlliance".
TAP
No ano passado, Efromovich fez uma tentativa de compra da companhia aérea portuguesa TAP, que acabou por ser rejeitada por suas condições. Na época, Efromovich manifestou interesse em fazer uma nova proposta.
Agora, porém, o executivo afirmou que o processo de privatização da TAP está parado e que o governo português ainda não sinalizou quando se dará a nova concorrência pela empresa. "Se demorar muito, acaba o tesão", disse Efromovich.
Origem
De origem polonesa, Efromovich nasceu na Bolívia. Aos 14 anos, mudou-se com a família para São Paulo e adotou cidadania brasileira. Em 2006, adotou também a cidadania colombiana, concedida pelo governo por seus serviços prestados ao país.
Com negócios na área naval, petróleo e de turismo, ingressou no setor aéreo fazendo serviços de táxi-aéreo para a indústria de petróleo com a marca Ocean Air, que depois se transformou em uma empresa nacional e hoje se chama Avianca Brasil.Efromovich comprou a Avianca em 2004, tirando a companhia de um processo de recuperação judicial. Cinco anos depois, promoveu a fusão com o grupo Taca.