Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cooperação internacional

Azevêdo será candidato brasileiro à direção da OMC

O governo brasileiro apresentou ontem a candidatura do embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, ao cargo de diretor-geral do organismo para o período de 2013 a 2017. O processo de eleição começará em 31 de março e será concluído até 31 de maio do ano que vem. "A candidatura brasileira representa a importância atribuída pelo país ao fortalecimento da OMC", disse um comunicado do Itamaraty.

Azevêdo atuou de 1995 a 1997 como subchefe para Assuntos Econômicos no gabinete do ministro das Relações Exteriores e serviu na delegação do Brasil na ONU, entre outras colocações. Ele ocupa desde setembro de 2008 o cargo de representante permanente do Brasil junto à OMC, tendo participado da rodada de Doha de negociação para liberalização do comércio mundial. Nesse posto, Azevêdo tem sido negociador-chave para as negociações multilaterais de comércio.

A última vez que o Brasil apresentou candidato ao cargo (Luiz Felipe Seixas Correa) foi em 2005. Na época, os brasileiros perderam a eleição para o atual diretor-geral, o francês Pascal Lamy.

O candidato brasileiro é o nono a ser apresentado. Nesta quarta-feira, a Coreia do Sul apresentou o ministro do Comércio, Taeho Bark. Além disso, já apresentaram candidatos Mexico, Indonésia, Costa Rica, Gana, Jordânia, Quenia e Nova Zelândia. O prazo para inscrição encerra-se na segunda-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.