O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá de dois a três slots (horários de pousos e decolagens) a mais por hora para a aviação regular na pista principal, conforme anúncio feito ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa mudança possibilita que a Azul tenha voos de Curitiba para Congonhas.
Pelas regras estabelecidas pelo governo, os novos slots serão oferecidos prioritariamente às empresas entrantes: ou seja, para a Azul e, em menor escala, para a Avianca. A Azul deve ganhar de dois a três slots por hora, das 6h da manhã até as 21h. Isso equivale a 15 partidas e 15 chegadas.
Segundo o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, a empresa pretende usar os slots para voar para Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. As ligações entre Congonhas e Brasília ou Santos Dumont, no Rio, não estão descartadas, mas dependem de análise de mercado e de capacidade, no caso do aeroporto carioca.
Pontualidade
A partir do início da operação dos novos slots, a Anac vai começar a avaliar a pontualidade e a regularidade de cada um dos slots utilizados no aeroporto, de acordo com critérios de pontualidade e regularidade. As empresas que operarem abaixo dos padrões de eficiência estabelecidos, perderão direito aos slots mal utilizados.
Segundo a Anac, o aumento de slots e a entrada de novas empresas no caso, a Azul levará a uma "maior concorrência e menores preços".