Antes de iniciar sua operação para os Estados Unidos, a Azul vai voar com o A330-200 em algumas rotas domésticas.
Os voos temporários com o jato de dois corredores começam em 1º de setembro e vão ligar Campinas a Recife, Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília.
Todas as rotas são servidas atualmente pelo Embraer E195. Os voos ainda precisam ser autorizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a expectativa é iniciar as vendas de passagens no início de agosto.
Batizado de América Azul, o A330-200 deve ficar em operação no mercado doméstico até o final de novembro. Com dois corredores, o avião tem 274 assentos -equivalente a mais de dois E195.
A operação doméstica é uma estratégia comercial e de marketing -não atende a nenhuma exigência de certificação. A ideia é apresentar o avião e a operação internacional para clientes em destinos de alta densidade e não deixar o avião parado até a liberação do voo internacional.
A empresa pretende arrendar ainda mais seis A330-200 para sua operação internacional. A expectativa é iniciar voos para Orlando e Miami (Fort Lauderdale) até o final do ano.
Além dos A330, a operação internacional da Azul será feita com cinco A350-900 novos e que devem integrar a frota da companhia em 2017.
Cronograma
A ligação entre Campinas e Recife será diária e começa em 1º de setembro.
O voo para Manaus começa no dia 21 de setembro e também será diário. De 21 a 30 de setembro será um voo diurno. E entre 1º de outubro a 30 de novembro a operação passa a ser noturna.
A rota Campinas-Rio de Janeiro será realizada com o A330 apenas às sextas-feiras e aos domingos, no período de 7 a 28 de setembro. Para Brasília, o avião vai voar uma única vez, em 25 de setembro.
O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, não descarta a possibilidade de manter o avião em alguma rota doméstica, como Campinas-Manaus, mesmo depois do início da operação internacional.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast