Vinte e quatro agências do HSBC no Centro e em bairros de Curitiba estão fechadas nesta quinta-feira (14). O motivo é um protesto dos bancários. O acesso aos caixas eletrônicos está liberado aos clientes.
Agências do Centro e de diversos bairros de Curitiba, como Pinheirinho, Mercês, Santa Felicidade e Orleans, voltarão a funcionar somente na sexta-feira (15). O Centro Administrativo do Palácio Avenida também está fechado nesta quinta.
No Paraná, 40 agências do HSBC estão fechadas nesta quinta. O sindicato informou que se trata de um ato nacional, com o objetivo de protestar contra as demissões promovidas pelo banco.
De acordo com dados do sindicato, 701 funcionários se desligaram do HBSC em 2011 e 289 em 2012 (até maio) em Curitiba e região metropolitana. Os números do sindicato incluem os bancários demitidos sem justa causa e também os casos em que os funcionários pediram para deixar a empresa.
O banco se manifestou sobre o protesto por meio de uma nota. "O HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que respeita o direito democrático de manifestação dos sindicatos, mas não comenta publicamente as reivindicações, pois há comitês permanentes para a discussão destas questões".
Ato no Itaú
Ato semelhante foi realizado no Itaú na última terça-feira (12). Vinte e três agências do banco localizadas na região central ficaram fechadas na terça. Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, os trabalhadores protestaram contra a "onda de demissões" promovida pelo Itaú em todo o país.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast