Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza| Foto: AFP/Gazeta do Povo

Os representantes dos trabalhadores bancários de Curitiba continuam a semana de mobilizações nesta terça-feira (4), com atos em agências dos bairros Portão e Pinheirinho. As manifestações fazem parte da campanha salarial da categoria, lançada na semana passada. Os atos acontecem no horário de expediente, mas não interferem no atendimento aos clientes.

CARREGANDO :)

Agências do Itaú, HSBC, Bradesco, Unibanco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, todas na região da República Argentina, já foram palco de peça teatral e receberam as orientações do Sindicato. As agências do Pinheirinho serão visitadas em seguida. O Sindicato está distribuindo em todas as agências bancárias visitadas um folder com informações sobre os serviços bancários elaborado em conjunto com o Procon/PR e o jornal do cliente. Segundo o sindicato, a idéia é de conscientizar a população dos seus direitos como clientes bancários e dos deveres dos bancos.

"Muitos bancos não cumprem o Código de Defesa do Consumidor e ignoram as leis estaduais que regulamentam o atendimento bancário estipulando, por exemplo, um tempo máximo nas filas e a existência de cadeiras e banheiros nas agências", conta Marisa Stedile, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba. A categoria reclama de situações como de uma das agências visitadas esta manhã, Unibanco Portão, não tem porta de segurança. "Bancários e clientes estão sujeitos a assaltos, não há o mínimo de segurança para se trabalhar", lamentou Marisa. Na quarta-feira (5), será realizada negociação em São Paulo sobre as cláusulas econômicas, como índice, PLR e piso salarial.

Publicidade