Cerca de 50 bancários fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (10) em frente agência do Banco do Brasil que fica no centro do Rio de Janeiro. O objetivo era protestar contra uma festa que será realizada pela diretoria do Banco do Brasil, no Teatro Municipal no dia 12 de outubro, pelos 200 anos da instituição.
Segundo os bancários, o evento, que terá a participação de Caetano Veloso e Bebel Gilberto, e será apenas para clientes vips e grandes empresários, terá um alto custo enquanto o salário dos bancários não foi reajustado.
A categoria está em greve em todo o país desde quarta-feira (8), por não aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) de reajuste de 7,5%. Eles reivindicam reajuste de 13, 23%, um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados, auxílio-alimentação de R$ 415, fim das metas, que eles consideram abusivas.
Segundo Vera Luiza Xavier, do Sindicato dos Bancários do Município do Rio, a adesão dos funcionários greve aumentou nesta sexta. "Entregamos nossa minuta no dia 13 de agosto. A nossa data-base é 1º de setembro e só no dia 24 de setembro eles vieram com a proposta de 7,5%. Inclusive, o presidente da Fenaban, o Fábio Barbosa, disse que não tem crise nenhuma nos bancos brasileiros. Então pague o que nos deve."
Na próxima segunda-feira (13), haverá uma nova assembléia da categoria na cidade do Rio. Em todo o estado, 1.054 agências bancárias não abriram nesta sexta, 427 delas são da capital.
- BNDES poderá captar R$ 3 bi no exterior para 2009
- Bancos negociam carteiras de consignado,veículos e empresas, diz ABBC
- Bancários prometem intensificar greve na próxima semana
- Banco Central faz o segundo leilão de dólares no dia
- Bancários afirmam que greve fechou metade das agências da região de Curitiba
- No terceiro dia de greve dos bancários, só Bradesco funciona integralmente