Cerca de 300 manifestantes ligados ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estão reunidos desde o início da tarde de hoje para protestar contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital paulista, no Viaduto do Chá.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o grupo ocupava por volta das 13 horas a calçada da via, em frente à Prefeitura de São Paulo, mas não atrapalha o trânsito no local. Um carro de som ocupa uma faixa da rua.
De acordo com o sindicato, os manifestantes protestam contra o aumento do IPTU, que pode elevar o tributo em até 300% nos próximos dois anos. Segundo eles, o reajuste promovido pelo prefeito Gilberto Kassab penaliza os trabalhadores, porque os reajustes dos salários serão corroídos pelos tributos. A entidade já realizou um grande ato contra o aumento do IPTU no dia 1º de dezembro em frente à Câmara Municipal. No mesmo dia, a bancada de vereadores que apoiam Kassab aprovou o reajuste.
O ato contará com a performance do "Papai Cruel", que distribui no Natal, como presente, o boleto do IPTU com valores reajustados. Também serão distribuídos à população gorros de Papai Noel e narizes de palhaço, informou o sindicato.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast