BC vê PIB menor que o esperado e inflação abaixo da meta
O País vai crescer este ano menos que o esperado pela equipe econômica. Isso é o que mostra o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central (BC)
Apesar da convergência da inflação para a meta ao longo deste ano, o Banco Central (BC) projeta uma aceleração da alta dos preços em 2013. No Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (29), o BC elevou de 4,7% para 5,2% a sua estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final do próximo ano, no cenário de referência, o que representa uma alta de 0,50 ponto porcentual entre o relatório de dezembro e o divulgado nesta quinta. Os dados devem reforçar as preocupações do mercado financeiro em relação à possibilidade de o BC ser obrigado a aumentar os juros novamente, após o fim do ciclo de afrouxo monetário.
O BC projeta um aumento da inflação já no primeiro trimestre do próximo ano. De acordo com os novos dados do BC, a projeção para o primeiro trimestre de 2013 sobe para 4,9%, atingindo 5,0% no segundo trimestre. E depois sobe ainda mais, para 5,2% no terceiro trimestre, encerrando o ano nesse patamar. Para o primeiro trimestre de 2014, a projeção caiu para 5,1%.
No relatório anterior, de dezembro, o BC projetava o IPCA em 4 6% no primeiro trimestre; 4,4% no segundo trimestre; 4,7% no terceiro trimestre e 4,7% no quarto trimestre.
O BC informa ainda que a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta em 2012 caiu de 10% para 3%. Para 2013, essa probabilidade se encontra em torno de 22%.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast