Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicadores

Banco Central projeta inflação de 3,7% em 2006

Depois da alta de inflação no mês de janeiro, com reflexos também em fevereiro, o Banco Central acredita que os reajustes de preços ao consumidor tendem a ficar em patamares mais baixos já a partir de março, garantindo uma inflação próxima do centro da meta anual de 4,5%. O BC reduziu ligeiramente a estimativa para a inflação neste ano. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação de março, divulgado nesta quinta-feira, o BC prevê, com base em um cenário de referência, que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 3,7%, contra 3,8% projetados no relatório de dezembro. O valor permanece abaixo da meta de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o ano.

Para 2007, no entanto, a projeção de inflação passou de 3,6% para 3,9%, mesmo assim abaixo da meta.

O relatório do BC reafirma o diagnóstico de que, tanto os resultados recentes de inflação, como as projeções realizadas pelo banco e por analistas de mercado do setor privado, sugerem a não existência de pressões inflacionárias de curto prazo.

Além disso, acrescenta que os dados referentes à atividade econômica indicam "consolidação progressiva" em ritmo condizente com as condições de oferta, de modo a não gerar pressões significativas sobre os preços.

O relatório do BC admite, porém, que as incertezas no comércio internacional de petróleo representam fator de risco para o comportamento futuro da inflação. As variações de preços se transmitem à economia doméstica por causa dos efeitos sobre preços de insumos e derivados do petróleo e também afetam as expectativas dos agentes econômicos.

A projeção associada ao cenário de mercado indica tendência de redução da inflação em 2006 para 4,6%, enquanto que em 2007 a estimativa passou de 5,3% para 5,4%, permanecendo acima do centro da meta estabelecida pelo CMN de 4,5%.

Segundo o Relatório de Inflação, a elevação se deve à incorporação de projeção de taxas de juros menores ao longo de 2006, com efeitos que se manifestariam com defasagem e,portanto, com maior intensidade nas projeções para 2007.

De acordo com o cenário de referência, a projeçãopara o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2006 se encontra em 4%, mesmo valor apresentado no Relatório de dezembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.