São Paulo - Depois de comprar o Banco da Patagonia, na Argentina, o Ban­co do Brasil (BB) deve anunciar hoje mais uma etapa de seu processo de internacionalização. Desta vez, segundo uma fonte que participou das negociações, será adquirido um banco com foco na África. A operação será divulgada, em São Pau­lo, pelo presidente do BB, Al­­demir Bendini, e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

CARREGANDO :)

As primeiras especulações eram de que o negócio envolvia o mercado americano. Isso porque, desde o ano passado, o BB vem conversando com instituições nos Estados Unidos. Se­­gun­­do assessores do presidente Lula, o mercado americano tem hoje 700 pequenos bancos à ven­­da, o que facilita as negociações por bancos financeiramente saudáveis de países emergentes. A dificuldade é justamente avaliar a saúde financeira de cada uma, em razão dos efeitos da crise das hipotecas. Para intensificar as especulações, em maio, a subsidiária do BB dos Estados Unidos recebeu autorização do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para pres­­tar serviços de remessa financeira naquele país. Com isso, o BB ficou autorizado a operar no mercado do EUA, o que permitiria destravar a estratégia de negociar a compra de um pequeno banco.

O BB adotou a estratégia de internacionalização no ano passado. O argumento é o de acompanhar e atender clientes brasileiros, pessoas físicas e jurídicas, onde eles estejam.

Publicidade