Os bancos começaram a desenhar formas de se adequar à nova regra do crédito rotativo, que limita o uso da modalidade de financiamento a apenas 30 dias. A mudança foi anunciada em janeiro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e as instituições têm até 3 de abril para se enquadrarem. A maior parte deve fazer uma transição automática do rotativo para um parcelamento. Juros e prazos devem depender do perfil de cada cliente.
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Hoje, é possível ficar “pendurado” no rotativo indefinidamente. O problema é que a modalidade é a mais cara do país, com taxas de juros de mais de 500% ao ano. A medida tem como objetivo evitar a bola de neve das dívidas com cartão de crédito. De acordo com a portaria do CMN, após 30 dias no rotativo, o cliente terá de quitar o débito à vista ou optar por um parcelamento.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil anunciará na quarta-feira (15) o produto para se adequar às regras. Segundo técnicos envolvidos no lançamento, o crédito para o cliente que não consegue sair do rotativo será automático.Essa não é uma exigência do Banco Central (BC).
No BB, a decisão foi oferecer para todos os tipos de clientes um empréstimo para o parcelamento da dívida. Independentemente do valor da pendência, o banco trocará os créditos. De acordo com pessoas envolvidas no projeto, a engenharia criada pela instituição fará que o pagamento do parcelado não inviabilize a capacidade de consumo do cliente.
“ A tendência é de prazo maior e prestação menor”, contou uma fonte. Antes do anúncio, o Banco do Brasil diminuiu a taxa do rotativo de 15,52% para 12,34% ao mês.
Outros brancos
A Caixa Econômica Federal ainda não desenhou uma política específica, segundo uma fonte. Oficialmente, o banco disse que a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) fala sobre o assunto. Procurada, a associação não se pronunciou.
Já os banco privados começam a estabelecer um mecanismo. No Santander, também haverá parcelamento automático. No entanto, haverá um limite mínimo para essa parcela, algo entre R$ 50 e R$ 100. Os juros serão variáveis de acordo com o perfil de risco do cliente e seu relacionamento com o banco.
“Nosso foco, agora, é ter uma comunicação eficiente com o cliente”, ressaltou Rodrigo Cury, superintendente executivo de Cartões do Santander.
Marcos Magalhães, diretor da área do Itaú Unibanco, afirmou que, desde 2012, o banco foi pioneiro ao incentivar a migração do rotativo para o parcelado. Procurado, o Bradesco não comentou as mudanças.
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