O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta sexta-feira (8) que ao menos cinco empresas com participação do banco de desenvolvimento devem abrir capital na Bolsa de Valores neste ano. Coutinho participou pela manhã da cerimônia de abertura da capital da fabricante de software Linx, na BM&F Bovespa.
"Nós queremos pelo menos ter cinco oportunidades importantes de IPOs [oferta pública de ações], que resultaram em uma capitalização das empresas pelo BNDESPar, pelos fundos, pelos parceiros", disse.
O BNDESPar já tinha informado, no final de janeiro, que prevê levar cinco empresas ao Bovespa Mais este ano, segundo disse o superintendente de capital empreendedor do BNDESPar, Luiz Souto, em entrevista à Reuters. O Bovespa Mais é o segmento da BM&FBovespa de acesso ao mercado acionário para companhias de médio porte.
Coutinho disse hoje que as ofertas podem vir de setores de tecnologia da informação, de saúde e equipamentos especializados, entre outros. "São as áreas intensivas em inovação tecnológica", disse o presidente.
As ações da Linx, empresa de tecnologia de gestão empresarial para o varejo, começaram hoje a ser negociadas na Bolsa e às 10h55 tinham alta de 11,19%. O BNDESpar investiu R$ 85 milhões na companhia, em duas rodadas de capitalização, ficando com uma participação de 21,7% na empresa.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast