Diversas versões do clássico jogo de tabuleiro Banco Imobiliário (Monopoly, no original em inglês) já foram lançadas, entre elas da saga Star Wars, de Game of Thrones, Super Mario e The Simpsons. Na mais recente delas, a “Monopoly para Millennials”, os jogadores não vão comprar imóveis, e sim adquirir “experiências”. Entre as tais experiências estão, por exemplo, um retiro de meditação de uma semana e refeições em bistrôs.
Em sua descrição, o jogo diz: “Dinheiro nem sempre compra tempo, mas experiências. Sejam elas boas ou estranhas, duram para sempre. O Monopoly for Millennials celebra justamente isso: ao invés de acumular o máximo de dinheiro possível, os jogadores são desafiados a acumular o máximo de ‘experiências’ para ganhar”.
Ele não estimula que o jogador guarde dinheiro, já que ele, nas palavras do jogo, “não paga aluguel” e não tem despesas.
A dinâmica do jogo não foge disso: os jogadores não “compram” ou possuem nenhum ativo, diferente da proposta original do Monopoly em que o vencedor é aquele que mais compra imóveis e outros bens ao longo da partida. A caixa do jogo, aliás, traz uma explicação provocativa do porque isso não acontece no jogo pra millennials: “esqueça o mercado imobiliário. Você não pode pagar por ele de qualquer forma”.
A notícia chegou às redes sociais nesta segunda-feira (12) e tanto agradou quanto ofendeu alguns internautas.Ele foi entendido por muitos jovens como uma provocação à geração. Mas mostrou ser, para outros, um retrato de como esses jovens enxergam e lidam com o dinheiro.
Inúmeros estudos e pesquisas realizados já confirmaram que a percepção dos jovens sobre dinheiro é diferente das gerações anteriores. Um deles, da empresa norte-americana GfK, apontou que um em cada três millenials consideram a poupança como a melhor opção para investir seu dinheiro, nos Estados Unidos. Das gerações anteriores, essa modalidade de investimento era a menos mencionada.
Outro exemplo é apontado pelo pesquisador norte-americano Douglas Nobeparth, autor do “Millennial Money Fix”: os jovens não possuem objetivos ou direção e, por conta disso, não poupam ou têm controle de sua vida financeira. Um dos grandes problemas, inclusive, é o descontrole de gastos.
No Twitter, usuários publicaram imagens comprando o jogo, à venda somente no Walmart e na Amazon dos Estados Unidos.