Terminada a folia de carnaval, o contribuinte poderá começar a se preparar para a maratona do Imposto de Renda de 2012. Neste ano, será preciso atenção redobrada, já que nem todos os documentos de informes de rendimento serão enviados pelo correio ao endereço do contribuinte. Isso porque uma resolução da Receita Federal autorizou bancos e instituições a fornecer somente as versões digitais desses documentos. O lado bom é que, em vez de ficar esperando, o consumidor poderá correr atrás e reunir mais cedo todos os documentos, antecipando a entrega da declaração.
O calendário do Imposto de Renda de 2012 começa oficialmente na sexta-feira, dia 24, a partir das 18 horas, quando a Receita Federal terá disponível para download em seu site o programa gerador da declaração. O prazo de envio das informações começa apenas em 1.º de março e se encerra às 23h59 de 30 de abril.
"Esse intervalo foi planejado pela Receita para que o contribuinte tenha tempo para se familiarizar com o programa e possa organizar seus documentos e informes de rendimentos antes do início oficial das entregas", explica o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir.
Ele recomenda que o contribuinte aproveite o fator tempo a seu favor e faça a declaração com calma, dando atenção especial ao preenchimento das informações. "É preciso olhar bem e conferir se não foi esquecida nenhuma fonte de renda. Além do salário, é preciso declarar outras rendas, como aluguel e renda dos cônjuges e dos demais dependentes", orienta.
Informes de rendimento
Invocando a responsabilidade ambiental e a redução no uso de papel, alguns bancos não vão enviar aos correntistas declarações de rendimento impressas neste ano. Esse documento é fundamental para o preenchimento da declaração, já que nele constam as principais movimentações e a situação dos investimentos de cada contribuinte.
Essas informações estarão disponíveis no canal de internet banking das instituições. O cliente também poderá solicitar o envio do documento pelo correio através do Serviço de Atendimento ao Cliente ou retirar um extrato na agência em que tem conta.
"Essa é uma solução interessante pois permite uma economia de papel, além de possibilitar que o cliente acesse as informações no momento em que precisar. Nos anos anteriores, era comum os Correios atrasarem a entrega do documento", diz o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Paraná (Sescap-PR), Mauro Kalinke.
Por lei, essa documentação deve estar disponível ou ser enviada até o dia 28 deste mês. A declaração de rendimento é fornecida pelas empresas nas quais o contribuinte trabalhou entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. Aposentados e pensionistas do INSS receberão o documento normalmente, pelo correio.
Quem investe em bolsa de valores também deve receber os extratos com as movimentações, rendimentos e lucros e dividendos de suas ações. Esses documentos estão sendo entregues, via correio, desde a última semana. Quem aluga imóveis deve solicitar a documentação à imobiliária que administra o aluguel, que deve fornecer essas informações até dia 28.