Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado financeiro

Banco público avança mais no crédito

O chefe do departamento econômico do Banco Central (BC), Túlio Maciel, destacou ontem que a participação dos bancos públicos na concessão de crédito tem evoluído mais que a das instituições financeiras privadas nacionais e estrangeiras. Em abril, a participação das instituições públicas no crédito foi de 49,2%, ante 35,1% das particulares nacionais e de 15,8% dos privados estrangeiros, anunciou. O estoque de crédito total (livre + direcionado) nos bancos públicos teve expansão de de 2,1% em abril ante março e de 29,1% em 12 meses.

Nas instituições privadas nacionais, o estoque de crédito total aumentou menos, 1,6% no ano, R$ 860,1 bilhões, estável em relação a março. O crescimento foi de 6,2% em 12 meses. Nos bancos estrangeiros privados, recuou 0,2% no ano, para R$ 386,5 bilhões. Contudo, houve aumento de 0,2% em abril ante março e de 6,6% em 12 meses.

Esgotamento

Os dados são do balanço geral de crédito do BC, divulgado ontem, que mostrou também que as operações subiram apenas 1,1% no país, de março para abril. Para os analistas, o número reforça a lentidão da economia e o esgotamento da fórmula de crescimento baseada no consumo interno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.