O banco HSBC utilizou, na manhã desta quinta-feira (19), um helicóptero para levar alguns funcionários ao centro administrativo da empresa no bairro Xaxim, em Curitiba. A medida foi tomada porque manifestantes bloqueiam a entrada ao prédio, devido à greve dos bancários. O movimento fecha agências e centros administrativos de bancos em Curitiba e em todo o país.
No início desta quinta, apenas quatro manifestantes estavam em frente ao prédio. Eles faziam um piquete para impedir o ingresso dos funcionários à sede administrativa. A reportagem da Gazeta do Povo presenciou uma das viagens do helicóptero feitas pela empresa.
O último voo levando funcionários do HSBC foi visualizado por volta das 9h30, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana. A entidade não soube informar o motivo de os voos terem sido em menor volume que em anos anteriores. Em períodos de greve, helicópteros chegam a ficar o dia todo transportando funcionários.
O sindicato informa que a aeronava parte do Parque Barigui até o Centro Administrativo HSBC Xaxim. A entidade que representa a categoria, em seu site, diz que "além de prática antissindical, que desrespeita o direito de greve, o HSBC coloca seus trabalhadores em risco. Em anos anteriores, o Sindicato recebeu muitas reclamações dos moradores, que afirmavam que o barulho era insuportável e começava bastante cedo. Em retaliação, já houve disparo de fogos de artifícios nos helicópteros por parte dos moradores da região."
Funcionários do alto escalão administrativo - com funções, sobretudo, burocráticas costumam ser levados pelo transporte aéreo aos postos de trabalho. O trabalho desempenhado por esses funcionários geralmente não tem influência direta no funcionamento das agências onde a maioria dos clientes faz transações bancárias.
No ano passado, uma aeronave ficou durante o dia todo na realização do transporte de funcionários. Os empregados são orientados a seguirem até um ponto onde é possível efetuar o pouso de helicópteros. De lá, são levados até a sede da entidade para trabalhar durante o período em que os bancários paralisam as atividades.
Outro lado
O HSBC informou, em nota, que "para manter seu plano de contingência, está eventualmente fazendo o uso de helicópteros para que seus colaboradores tenham acesso aos centros administrativos, medida esta aprovada pelos órgãos policiais e da aeronáutica." O banco relatou ainda que "respeita o direito democrático de manifestação dos sindicatos, mas não comenta publicamente as reivindicações, pois há comitês permanentes para a discussão de questões bilaterais."
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast