Os principais bancos brasileiros receberam nesta segunda-feira grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch. A medida segue a melhora da nota brasileira, ocorrida na semana passada.
A partir de agora, Bradesco, Itaú Banco do Brasil, Unibanco e ABN Amro Real passam a ter nota "BBB-", o que amplia a gama de investidores que podem aplicar nesses papéis.
"O upgrade soberano reflete a significativa melhora das contas externas brasileiras sustentadas por políticas macroeconômicas prudentes e um aumento da poupança doméstica, apesar do ainda alto peso da dívida pública", afirmou a agência em nota.
"Isso, junto com os benefícios da estabilização econômica e a redução da inflação no ambiente operacional do sistema bancário brasileiro, possibilitará que as instituições mais fortes expandam ainda mais suas operações e diversifiquem seus lucros", acrescentou.
Na semana passada, a Fitch elevou a avaliação do Brasil em um grau, para "BB+", colocando o país a uma nota do grau de investimento.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast