Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude Nasdaq

Bancos divulgam perdas milionárias com fraude nos EUA

Grandes bancos divulgaram neste final de semana perdas de bilhões de dólares com as supostas fraudes de Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq, a bolsa de valores de tecnologia dos Estados Unidos.

Em comunicado, o banco francês BNP Paribas divulgou um comunicado informando que poderá perder 350 milhões de euros com a fraude. O banco ressalta que não investiu diretamente em fundos especulativos de Madoff, mas está exposto por meio de "suas atividades de mercado" e dos empréstimos concedidos a fundos que, esses sim, investiram nos "hedge funds" (fundos especulativos) de Madoff.

Bernard Madoff foi preso e acusado na quinta-feira (11) de estar por trás de um esquema multibilionário e fraudulento de pirâmide financeira conhecido como Ponzi, informaram autoridades dos EUA. Procuradores federais acusam Madoff de comandar uma pirâmide, na qual se prometem retornos muito altos a investidores iniciais, que são remunerados com o dinheiro de quem adere ao esquema posteriormente.

O Santander, primeiro banco espanhol, também anunciou que os clientes de seu fundo especulativo Optimal têm 2,33 bilhões de euros expostos à fraude do corretor nova-iorquino. "A exposição de clientes do Grupo Santander no Optimal Strategic é de 2,33 bilhões de euros, dos quais 2,010 bilhões de euros correspondem a investidores institucionais e clientes de banco privado internacional", de acordo com nota divulgada pelo segundo banco europeu por capitalização.

No Japão, a empresa financeira Nomura Holdings anunciou que sua perda com o escândalo Madoff poderá chegar a 27,5 bilhões de ienes (US$ 302 milhões).

Também na Espanha, o BBVA, segundo maior banco do país, "está afetado em centenas de milhões de euros" pela fraude, afirma o jornal El País, que cita "fontes do mercado". Um porta-voz afirmou que o banco não fará comentários a respeito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.