Setores com mais reclamações
1° - Bancos - com 9.002 reclamações
2° - Telefonia fixa - com 6.515 reclamações
3° - Telefonia Celular - com 6.120 reclamações
4° - Cartão de Crédito - com 4.916 reclamações
5° - Internet Rápida - com 3.067 reclamações
Empresas com mais reclamações
1º - Grupo OI - com 7.333 atendimentos;
2º - Grupo Itaú - com 4.413 atendimentos;
3º - Grupo Claro S/A - com 2.684 atendimentos;
4º - TIM Celular S/A - com 2.592 atendimentos;
5º - Grupo Santander - com 1.663
Bancos, telefonia fixa e telefonia móvel são os três setores que mais receberam reclamações de consumidores no Paraná ao longo de 2012. Um balanço divulgado pelo Departamento de Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) aponta que mais de 21,6 mil consumidores procuraram o órgão para registrar queixas formais de um dos três grupos de serviços. As empresas OI, Itaú e Claro são as que mais tiraram os clientes do sério e lideram as reclamações.
De acordo com o levantamento, o Procon-PR atendeu 192 mil clientes ao longo do ano passado. Destes, 9.002 apresentaram reclamações de serviços prestados por bancos; 6.515 se queixaram de empresas de telefonia fixa e 6120 contestaram a qualidade dos serviços da telefonia móvel. Cartão de crédito (com 4916 reclamações) e internet rápida (3067) também aparecem no topo da lista negra do Procon-PR.
Na filtragem por empresas, o Grupo Oi (telefonia fixa, celular e tevê) ficou em primeiro lugar, alvo de 7.333 reclamações. Em seguida, aparece o Grupo Itaú, que figurou em 4.413 queixas de consumidores. Outros 2.684 clientes procuraram o Procon-PR para reclamar dos serviços prestados pela Claro S/A.
Áreas
Segundo o balanço, a área de "atendimento" mais demandada pelos consumidores paranaenses é a de serviços. O setor foi alvo de 52.688 reclamações, o que representa quase 42% do total de pessoas que procuraram o Procon-PR. As áreas de "produtos" e (com 29.261, ou 23% das reclamações) e "assuntos financeiro" (com 28.333 queixas, ou 22%) apareceram em seguida.
Em todos os casos, o Procon-PR diagnosticou que os principais problemas se referem a cobranças (com falta de informação sobre valores ou cobranças duplicadas), problemas com contrato (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e propagandas enganosas) e a qualidade dos produtos (com defeitos ou problemas com garantias).
Outro lado
A Gazeta do Povo tentou contato com as empresas citadas pelo Procon-PR, mas apenas três delas apresentaram seu posicionamento. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Oi informou que investiu R$ 6,6 bilhões no ano passado e que pretende investir mais R$ 6 bilhões em 2013. O dinheiro será destinado à expansão e melhoria no serviço.
Em nota, a TIM afirma que terminou 2012 como a empresa de telefonia móvel menos demandada pelos Procons, melhorando sua colocação em duas posições em relação à lista divulgada em 2011. A companhia garante que continuará direcionando esforços para reduzir as reclamações e que, até 2015, pretende destinar à infraestrutura 90% dos R$ 10,7 bilhões previstos em investimentos no Brasil.
A Claro informa que "tem trabalhado para a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços prestados aos consumidores", com "fortes investimentos em tecnologias e novas plataformas". A operadora ressalta que tem implementado novos canais de atendimento, além dos já disponibilizados: telefone, e-mail, mídias sociais, além de atendimento pessoal. A empresa afirma que está investindo com fornecedores para garantir o correto faturamento dos serviços.
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