Os bancos europeus têm em conjunto um déficit de capital de cerca de 84 bilhões de euros, cerca de US$ 115 bilhões, noticiou a revista semanal alemã WirtschaftsWoche, citando novo estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O banco francês Credit Agricole tem o maior déficit de capital, de 31,5 bilhões de euros, enquanto o Deutsche Bank e o Commerzbank possuem déficits de 19 bilhões e de 7,7 bilhões de euros, respectivamente, informou a revista em edição prévia que será publicada na segunda-feira.
Reguladores financeiros têm pressionado os bancos para possuírem mais capital para lidar com potenciais forças financeiras.
Não estava claro se a OCDE analisou a entidade registrada Credit Agricole S.A., que é menos capitalizada do que sua gestora, a Credit Agricole Group, uma rede não registrada de bancos varejistas cooperativos, a qual será regulada pelo banco central francês em termos de reservas de solvência.
Embora tenha utilizado método diferente no cálculo dos déficits, a OCDE informou que espera que o Banco Central Europeu (BCE) chegue à mesma conclusão ainda neste ano em sua auditoria e nos testes de estresse bancário, disse o estudo citado pela revista.
A OCDE e o Credit Agricole não puderam ser contatados fora do horário comercial regular. O Commerzbank e o Deutsche Bank se recusaram a comentar.