O Brasil tem cerca de 45 milhões de desbancarizados, que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou não possuem vínculo com qualquer instituição financeira. Eles, no entanto, movimentam mais de R$ 800 bilhões ao ano, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Com potencial para consumo de produtos financeiros, este público virou alvo de bancos e fintechs, que estão criando novas tecnologias para mitigar os riscos de calote e acelerar o processo de abertura de conta por meios digitais.
Dos aproximadamente 1,1 milhão de clientes do Next, banco digital do Bradesco, 20% nunca tiveram conta em banco. E como estratégia de fidelização, a empresa oferece pacote de dados para que a internet não seja obstáculo ao uso do aplicativo.
“Quem tem conta digital geralmente tem vínculo com três bancos distintos. Nesta disputa de mercado, quem vai se beneficiar no final é o cliente”, afirmou Jeferson Honorato, diretor do Next, no seminário Mobishop, que aconteceu nesta semana (8/10), em São Paulo.
Concorrente do Next, a Trigg trabalha em parceria com startups para fazer a curadoria de dados dos clientes e aprovar cadastros. “Começamos oferecendo pouco crédito e aumentamos o valor de acordo com o relacionamento com cada cliente”, explicou Juliana Almeida, diretora de marketing da empresa.