As duas maiores instituições de crédito da Grécia, o Alpha Bank e o EFG Eurobank Ergasias, anunciaram ontem sua fusão, que deverá resultar no maior banco do país, em uma tentativa de resolver os vários problemas do setor bancário grego.
"Estou confiante de que a nova entidade combinada será um importante agente para o desenvolvimento econômico do país", disse o presidente do Eurobank, Efthymios Christodoulou. "Está bem posicionado não somente para fazer frente à atual turbulência econômica, mas para criar novas oportunidades e ter papel fundamental no crescimento futuro da região", acrescentou. Os papéis dos dois bancos fecharam com altas de cerca de 30%, e a bolsa de Atenas encerrou o pregão ganhando 14,37%.
Itália
Os membros da coalizão governista de centro-direita da Itália chegaram a um acordo ontem sobre mudanças no pacote de austeridade de 45,5 bilhões de euros destinado a equilibrar o orçamento do país até 2013. Com o acordo, o governo italiano recuou em uma proposta anterior de um imposto de "solidariedade" sobre rendas mais elevadas e reduziu cortes planejados para o financiamento de governos locais.
Em um comunicado divulgado após uma reunião de sete horas entre lideranças da coalizão encabeçada pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, a administração afirmou que também propôs mudanças constitucionais para cortar pela metade o número de membros do Parlamento e abolir governos provinciais, a fim de cortar o gasto público.
De acordo com as emendas propostas em um decreto aprovado em meados de agosto, o imposto de "solidariedade" será substituído por novas medidas fiscais, que combaterão a evasão fiscal e reduzirão as vantagens fiscais para as cooperativas. Pela proposta anterior, haveria um imposto de 5% sobre as rendas de mais de 90 mil euros ao ano, e de 10% nas rendas de mais de 150 mil euros anuais.
Em comunicado, o governo enfatizou que as mudanças não vão alterar as economias totais de 45,5 bilhões de euros. A Itália tem um dos maiores níveis de endividamento do mundo e está com uma baixa taxa de crescimento. Pressionado por investidores e pelo Banco Central Europeu (BCE), o governo de Berlusconi anunciou este mês que pretende restaurar o equilíbrio orçamentário até 2013, e não em 2014, como anteriormente planejado.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião