Os depositantes retiraram 10 bilhões de euros dos bancos da Grécia em maio e junho, segundo informações de um jornal local, à medida que as preocupações com uma declaração de moratória sobre a dívida do governo se intensificaram. Citando fontes de bancos, o jornal Kathimerini disse que parte dos recursos sacados foram transferidos para o Chipre, onde os depósitos bancários aumentaram 2,1 bilhões de euros em maio.

CARREGANDO :)

O Banco da Grécia ainda não divulgou os dados sobre depósitos de maio. Em abril, os depósitos mantidos nos bancos por empresas e pessoas físicas gregas caíram 1,2% na comparação com março, para 196,76 bilhões de euros, estendendo uma contração que agora dura quase dois anos.

Com os receios sobre a Grécia se intensificando antes das importantes votações do Parlamento grego nesta semana, houve especulação de que os gregos estariam sacando seus depósitos ou comprando ouro.

Publicidade

Em 27 de junho a agência de classificação de risco Moody's afirmou que os bancos gregos haviam perdido cerca de 8% dos depósitos desde o começo do ano. Analistas dizem que os dados de maio podem refletir também saques feitos pelo Estado grego para honrar cerca de 9 bilhões de euros em bônus que venceram naquele mês.

Veja também
  • Parlamento grego aprova plano de cortes para 5 anos
  • Grécia vê mais protestos conforme Parlamento vota austeridade
  • Protestos na Grécia ficam violentos; UE alerta sobre default