Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recesso

Bancos não abrem nesta sexta-feira e Bovespa não opera

Os bancos não terão expediente ao público nesta sexta-feira (29), último dia útil do ano. Com isso, quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone e gás) com vencimento entre os dias 29 e 1.º pode pagar os débitos na próxima terça-feira (2), sem a incidência de multa. Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), os tributos federais, estaduais e municipais geralmente vêm com a data ajustada pelo calendário de feriados.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também terá suas atividades paralisadas nesta sexta-feira. No caso da BM&F, não haverá negócios no pregão viva-voz nem nos sistemas eletrônicos. Tesourarias de bancos terão restrições nos negócios com câmbio. Será proibida a contratação de operações de moeda estrangeira para clientes, conforme determinação do Banco Central (BC).

Como todo o mercado financeiro estará fechado, as operações com moeda estrangeira serão efetivadas pelos bancos apenas para eventuais ajustes contábeis. Um número muito limitado de operadores trabalhará em esquema de revezamento, sendo que as tesourarias de muitos bancos de pequeno e médio portes ficarão de portas fechadas.

O Departamento de Operações das Reservas Internacionais (Depin) do BC avisou que só poderão ser realizadas operações de câmbio interbancárias "que não alterem quantitativamente a posição de câmbio". Isto significa que deverá ser mantida a exposição da carteira do banco definida no dia anterior. Assim, é de se esperar que o volume de negócios seja irrisório.

O BC ressalta que as transações efetivadas nesta sexta-feira serão consideradas apenas para fins de contagem de prazo para liquidação das operações de câmbio que já tenham sido contratadas. Tanto é que a Ptax - média da cotação do dólar, ponderada pelo volume de negócios - será a mesma do fechamento do dia anterior, 28.

O Sisbacen - sistema eletrônico de informações do BC - estará disponível para o registro de eventos das operações de câmbio entre bancos até às 11h30 desta sexta. Os bancos terão até as 11h para lançar seus registros no sistema, podendo fazer as respectivas confirmações nos 30 minutos seguintes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros