Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

Bancos reabrem hoje em Curitiba

Em assembleia na tarde de ontem em Curitiba, bancários aceitaram acordo | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Em assembleia na tarde de ontem em Curitiba, bancários aceitaram acordo (Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo)

Os bancários de Curitiba e região metropolitana definiram pelo término da greve em assembleia com o sindicato realizada na tarde de ontem. A categoria aprovou, por ampla maioria, a reabertura, hoje, do atendimento dos bancos na capital e região. A greve já durava 18 dias e foi considerada a mais longa dos últimos 20 anos.

Cerca de 700 pessoas participaram da assembleia, realizada na quadra esportiva do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. O encontro ocorreu entre 16 h e 19 h. O acordo salarial acertado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é o mesmo para toda categoria: 9% de aumento, com ganho real de 1,5%. A proposta da pauta da Campanha Nacional 2011 reivindicava 12,8% de reajuste para os bancários. A funcionária do Banco do Brasil Luzia Aparecida Fernandes, 34 anos, votou a favor do reajuste, mas considera a taxa insatisfatória. "Acho pouco o que foi proposto, mas precisamos evitar que aconteça a mesma imposição que aconteceu com a greve dos Correios", afirma. A paralisação dos funcionários dos Correios encerrou no dia 13 de outubro, após determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Trabalho compensado

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Re­­gião, Otávio Dias, a assembleia foi marcada para o domingo estrategicamente. "Nacionalmente, as assembleias da categoria devem ocorrer nesta segunda-feira, mas seria um dia a mais que os trabalhadores teriam que compensar nos bancos".

Os 18 dias de paralisação da categoria não serão descontados dos trabalhadores, mas compensados. Durante a semana, cada grevista deverá repor em, no máximo, duas horas extras de trabalho diário até o dia 15 de dezembro. As horas que excederem a data serão anistiadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.