Nos últimos três anos, o serviço de banda larga residencial cresceu 660% no Brasil. A soma de todas as cidades com acesso a banda larga, seja por redes ADSL ou por meio de TV paga (cable modem), resulta em 1.923, o que representa um crescimento de 20% frente 2005.

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Em novembro de 2006, o serviço de banda larga no Brasil chegou a 135,8 milhões de pessoas, em 72,4% das cidades brasileiras. Nos últimos anos, a cobertura das teles para esse mercado se expandiu muito. Em 2003 existiam 251 cidades com serviços de banda larga. Em 2005 esse número cresceu para 1.606, apresentando um aumento de 640%. Em 2006 o crescimento foi de 20%. O total, em três anos, foi de 660%.

Os dados fazem parte do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2007, da revista Teletime. O estudo mostrou ainda que "existe uma clara vantagem, na briga pelo usuário de banda larga, em favor das teles". Até outubro de 2006, elas tinham cerca de 3,9 milhões de assinantes, o que significa que elas conseguiram um índice de penetração de 9,6% sobre o total de domicílios cobertos pelas suas redes, ou 32% de penetração, se considerarmos apenas os domicílios

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A e B (principal mercado de serviço de ADSL).

Já as operadoras de TV por assinatura, com cerca de 1,1 milhão de assinantes do serviço de acesso à Internet, chegam a 5,7% dos domicílios cobertos pelas suas redes onde há a oferta do serviço.

Considerando apenas os domicílios classe A e B, este percentual sobe para 15,4%. A diferença de eficiência entre o cabo e o ADSL, contudo, diminuiu de 2005 para 2006, o que mostra que as operadoras de TV por assinatura estão mais agressivas.

Entre as principais operadoras de banda larga, o grande destaque de cobertura é a Brasil Telecom, que expandiu ainda mais a sua rede ADSL (para o serviço BrTurbo) em relação a 2005 e chega a 1.274 municípios.

A Telefônica (com o Speedy) também expandiu a sua rede em 2006, chegando a 346 cidades, assim como a Telemar (com o Velox), que chega a 221 localidades.

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