O Brasil encerrou setembro com 23,707 milhões de acessos de banda larga fixa. O dado, divulgado na tarde desta terça-feira (11) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representa que o serviço já alcançou parcela de 36,19% dos domicílios.
A Região Norte terminou setembro com 710 mil acessos da banda larga fixa, representando presença em 14,80% dos domicílios. No Nordeste foram apurados 2,779 milhões de acessos, apontando acesso ao serviço em 16,31% dos endereços da região.
O Centro-Oeste terminou setembro com 1,858 milhão de acessos, ou seja, com densidade de 36,55%. A Região Sul alcançou 4,117 milhões de acessos, ou seja, presença em 41,09% dos domicílios. No Sudeste foram registrados 14,242 milhões de acessos, com densidade de 50,12%.
Mercado
Na divisão de mercado, a liderança ao final de setembro ficou com o grupo Telmex (Claro/Embratel/Net), com 7,296 milhões de acessos (30,78% do total). A segunda posição foi ocupada pela Oi com 6,544 milhões (27,61%).
O terceiro lugar ficou com a Telefônica, com 4,286 milhões de acessos (18,08%).
TV paga
A Anatel também divulgou nesta terça que o país terminou setembro com 19,437 milhões de acessos de TV paga. Com isso, a TV por assinatura está presente em 29,67% dos domicílios brasileiros.
Considerando a tecnologia utilizada para levar a TV por assinatura aos brasileiros, a liderança em setembro foi do serviço de distribuição de sinais de televisão e de áudio por assinatura via satélite (DTH), com 12,020 milhões de acessos (61 84%). Em segundo lugar ficou o serviço de TV a cabo (TVC), com 7 322 milhões de acessos (37,67%).
Na divisão de mercado, a liderança ao final de setembro era do grupo Telmex (Claro/Embratel/Net), com 10,343 milhões (53,2%). A segunda posição foi ocupada pela Sky/DirecTV, com 5,644 milhões de acessos (29%). O terceiro lugar ficou com a Oi, com 1,032 milhão de acessos (5,31%).