Com a chegada do iPhone 5, apresentado na semana passada, todas as cartas estão lançadas em termos de smartphones top de linha para 2012. Cinco anos após o lançamento do primeiro iPhone, aparelho que transformou completamente o mercado de celulares no mundo, está claro que a Apple encontra cada vez mais competição para manter seu telefone como o mais vendido.
O Galaxy S III, o principal smartphone da Samsung, vendeu 20 milhões de unidades em pouco menos de três meses. Em agosto, foi o celular mais vendido dos Estados Unidos, passando o iPhone 4S pela primeira vez desde o seu lançamento, em outubro do ano passado. O fenômeno provavelmente foi decorrência da decisão dos consumidores de aguardarem a chegada do novo iPhone. Ainda assim, o celular da Apple nunca havia visto concorrência nesse nível.
E a grande ameaça não é somente a infinidade de aparelhos com Android. O novo celular da Nokia, o Lumia 920, equipado com o Windows Phone 8, novo sistema operacional da Microsoft, é o primeiro smartphone da empresa finlandesa a realmente criar expectativa no mundo da tecnologia. Além de ter o visual mais bacana entre os smartphones são cinco cores: amarelo, vermelho, cinza, preto e branco , o aparelho apresenta diversas funções exclusivas, como um carregador de baterias sem-fio e uma câmera com estabilizador de imagens óptica provavelmente a melhor câmera já feita para um celular.
O grande obstáculo para o Lumia 920 é conseguir convencer os usuários a adotar o sistema operacional da Microsoft. Para quem está em busca de aplicativos, o sistema da Apple ainda é bem mais vantajoso em geral, os aplicativos são criados primeiro para iOS, depois para Android, e só então chegam ao Windows Phone, quando chegam. A Microsoft e a Nokia têm feito um grande esforço para fechar parcerias e incentivar a criação de apps para o sistema, mas uma mudança nesse mercado leva tempo.
Tela
A grande mudança do iPhone 5 foi o tamanho da tela. Após cinco gerações de aparelhos com 3,5 polegadas, o celular cresceu um centímetro de altura e agora tem 4 polegadas. Continua sendo o irmão pequeno entre os principais smartphones.
O Galaxy S III, o maior dos quatro celulares analisados na reportagem, tem 4,8 polegadas. Em termos de hardware, o S III briga de frente com o novo iPhone: câmera, bateria e processador são no mínimo iguais ou até melhores (o desempenho do chip da Apple, o A6, ainda precisa ser analisado). A fabricante coreana também se preocupou em melhorar suas especificações no front dos softwares, criando uma versão similiar do Siri, o S Voice, e uma sistema de transferência de dados por NFC, chamado S Beam.
Outra grande aposta nos smartphones é a Motorola, comprada pelo Google no ano passado. A empresa apresentou há poucos dias a nova linha RAZR. O Motorola RARZ HD, seu top de linha, começa a ser vendido no começo de outubro no Brasil e é o primeiro do país pronto para operar na rede 4G.
O que comprar?
A decisão do consumidor vai depender do que cada um está procurando. Em termos de especificações de hardware, os principais aparelhos são bastante parecidos. Se o importante é uma tela grande, o iPhone 5 quem sabe não seja uma boa opção. Para quem já possui produtos e gosta do ecossistema da Apple, como o iTunes e a Apple TV, o iPhone 5 é uma compra segura. O novo design do Lumia 920 também pode atrair muitos compradores.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast