O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a principal taxa de juro na mínima histórica de 2,5% ao ano, já que a recuperação econômica continua lenta.
"Sinais de melhora nas intenções de investimento em alguns outros setores estão emergindo, mas esses planos continuam provisórios, já que empresas esperam por mais evidências de melhora nas condições antes de se comprometer com significativas expansões", disse o presidente do RBA, Glenn Stevens, em documento que acompanha a decisão.
A autoridade monetária repetiu que o caminho mais prudente para a política monetária é o de um período de estabilidade nas taxas de juros. O comunicado também diz que a taxa de câmbio permanece alta pelos padrões históricos, particularmente dado o declínio nos preços das commodities.
O banco central australiano cortou as taxas de juros oito vezes desde novembro de 2011, com o objetivo de incentivar setores domésticos da economia, como o varejo. Isso porque o boom da mineração, que sustentou o crescimento econômico por mais de uma década, começou a perder força. Fonte: Dow Jones Newswires e Market News International.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast