O presidente do Banco Nacional da Suíça (SNB, o banco central do país), Philipp Hildebrand, afirmou que a instituição está pronta para tomar "mais medidas" se isso for necessário para enfraquecer o franco suíço e dar suporte à economia do país. "Nós estamos observando os indicadores e vamos tomar mais medidas se necessário", disse Hildebrand ao semanário local NZZ am Sonntag, quando perguntado se o SNB está considerando elevar o piso da relação entre o euro e o franco para 1,30 franco.
Em setembro o SNB introduziu um piso de 1,20 franco para o euro, em um movimento que pretendia enfraquecer a moeda local, que neste ano quase alcançou a paridade com o euro e ameaça prejudicar a economia do país. Nas últimas semanas, a pressão para que o SNB eleve o piso aumentou. "O valor do franco ainda está alto no nível atual", disse Hildebrand ao jornal. "Nós esperamos que o franco se enfraqueça com o tempo", acrescentou. O euro encerrou a sessão de sexta-feira a 1,2208 franco.
O presidente do SNB afirmou também que, embora a crise de dívida europeia seja alarmante, a situação econômica na Suíça e nos EUA está melhor do que em 2008. No entanto, a autoridade disse que por causa da crise atual "o crescimento vai pelo menos se estagnar" na Suíça no restante deste ano e o melhor cenário para 2012 seria um crescimento magro. As informações são da Dow Jones.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast