• Carregando...

O México elevou a taxa básica de juro pela primeira vez em dois anos na sexta-feira, surpreendendo economistas em um movimento para tentar conter a inflação.

O banco central mexicano aumentou o juro de forma inesperada em 0,25 ponto percentual, para 7,25 por cento ao ano, com o objetivo de segurar os aumentos de preços dos alimentos que está contagiando outras áreas da economia.

Economistas esperavam que o banco central mantivesse a taxa estável após a queda dos preços ao consumidor na primeira metade de abril, levando a taxa em 12 meses para 3,96 por cento, abaixo do limite superior do BC mexicano de 4 por cento.

"O aperto monetário teria feito mais sentido no começo deste ano", disse o economista Alonso Cervera, do Credit Suisse em Nova York. "Não está claro que os riscos inflacionários aumentaram nas últimas quatro semanas."

"Na verdade, eles diminuíram", disse ele. "Na minha opinião, é apenas um movimento do banco central para tentar restabelecer parte de sua credibilidade que ele perdeu por não ter elevado o juro antes e não acredito que isso seja indício de começo de um ciclo de aperto monetário", acrescentou Cervera.

A taxa mexicana de juro não era alterada desde abril de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]