O Federal Reserve, banco central norte-americano, manteve nesta terça-feira (16) em 2% ao ano a taxa de juros do país, mesmo patamar em que ela está desde abril.

CARREGANDO :)

Com a decisão, anunciada ao fim da reunião da autoridade financeira norte-americana, o Fed optou por ajudar o mercado financeiro com instrumentos de liquidez em vez de reduzir a taxa.

Até recentemente, os mercados financeiros esperavam que o Fed mantivesse o juro. Mas o mercado mudou a aposta para um corte de 0,25 ponto percentual após o pedido de proteção contra falência do Lehman Brothers, a venda do Merrill Lynch para o Bank of America e a dificuldade da seguradora AIG em levantar dinheiro.

Publicidade

Os eventos sacudiram os mercados financeiros e ameaçam ampliar a crise de crédito, que já tem ajudado a empurrar a economia dos Estados Unidos em direção à recessão.

No domingo, o Fed disse que aceitaria um gama mais amplo de garantias colaterais, incluindo ações, para empréstimos a bancos de investimento com o objetivo de manter o funcionamento dos mercados.

O presidente Lula diz que a crise pode ser "quase emperceptível" para o Brasil. E você acredita que a crise vai afetar sua vida? Deixe abaixo seu comentário

Veja também
  • FMI avisa: crise não terminou e mais bancos podem fechar
  • Sistema financeiro mundial vive novo dia de nervosismo
  • Bolsas européias abrem em baixa; asiáticas tiveram forte queda
  • Bovespa tem queda de 7,59%, a maior desde 11 de setembro de 2001