O Banco Central (BC) elevou de 6,9% para 11,2% a projeção para o reajuste do gás de botijão neste ano, segundo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (29). Já a projeção para o reajuste da eletricidade em 2009 caiu de 5,4% para 4,8% e o de telefonia fixa passou de 1,1% para 0,3%.
Ficaram inalteradas as projeções para 2009 de reajuste zero para a gasolina e de alta de 4,5% para o conjunto dos preços administrados. Para 2010, o BC reduziu de 4,3% para 4% a previsão para os preços administrados.
Ociosidade
O Copom avalia que a ociosidade dos meios de produção, como as fábricas, persistirá e não deve ser eliminada rapidamente, mesmo com o aumento da demanda no mercado interno. A avaliação é muito semelhante ao prognóstico feito na ata de setembro.
Apesar dessa avaliação de que há espaço para a produção crescer, os diretores da autoridade monetária consideram que a acomodação da demanda, motivada pelo aperto das condições financeiras e pela deterioração da confiança dos agentes, bem como pela contração da economia global, poderia estar sendo superada.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast