O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (5) manter a taxa básica de juro em 1,0% ao ano, conforme amplamente esperado por economistas. O BCE não ofereceu motivos para a decisão, mas o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, concederá entrevista coletiva. Todos os economistas consultados esperavam que a taxa fosse mantida em 1,0% ao ano, e alguns acreditam que o BCE pode elevar o juro no primeiro semestre de 2010.
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet disse que as taxas de juros estão em nível adequado no momento. Segundo ele, o BCE vê mais sinais de recuperação econômica no segundo semestre deste ano e prevê que os preços da zona do euro vão parar de contrair-se "nos próximos meses".
"Esperamos que a economia em 2010 se recupere em ritmo gradual, reconhecendo que a perspectiva está sujeita a uma incerteza elevada", disse Trichet em entrevista coletiva. "Nos próximos meses, as taxas anuais de inflação deverão voltar ao território positivo", disse ele. Em comunicado, Trichet afirma que os preços deverão ficar moderados durante o horizonte relevante da política monetária.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast