Ouça este conteúdo
Nesta quinta-feira (5), o Banco Central (BC) informou sobre o vazamento de dados pessoais de 1.500 entrevistados na 2ª edição da pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros sobre o uso de meios de pagamento. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (4).
“Ao divulgar o resultado da pesquisa e os respectivos dados, o BC publicou também, acidentalmente, em virtude de um erro operacional, dados pessoais dos respondentes”, informou o banco.
Segundo a instituição, a falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia da divulgação da pesquisa e a publicação foi “retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal”.
Segundo o BC, foram expostos indevidamente dados de 1.500 entrevistados relativos a nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, possibilidade de acesso à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta transacional e meio no qual recebe a principal fonte de renda.
Além de hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento, hábito em verificar extrato da conta, facilidade em identificar pagamentos na conta, hábito em verificar fatura de cartão de crédito, facilidade em identificar pagamentos na fatura de cartão de crédito, determinantes de escolha do meio de pagamento, determinantes de escolha de pagamento parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix.
Informações sob sigilo bancário não foram expostas
De acordo com o banco, “não foram expostos dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.
O BC reforçou que “as informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
As pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas pelo BC por meio de carta.
Risco de golpes
O banco finaliza o comunicado alertando para o risco de tentativas de golpes a que essas 1.500 pessoas podem estar expostas.
“Salientamos que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe”, diz um trecho do comunicado.
"Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC informa que tomou todas as medidas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, é mantida página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo", finalizou o banco.