O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, o Banco Central do país), Mark Carney, afirmou neste domingo (16) que a retomada do investimento por parte das empresas é fundamental para uma recuperação econômica sustentável do Reino Unido.
Em uma entrevista à rede BBC, Carney revelou que o desempenho econômico recente do Reino Unido tem sido impulsionado por gastos do consumidor. "O que ainda não vi é o investimento empresarial melhorar", disse ele. "A chave para esta recuperação sustentável estará no investimento das empresas."
Na quarta-feira (12), o BoE sinalizou que tem a intenção de manter as taxas de juros baixas no Reino Unido para estimular uma recuperação econômica mais forte. Autoridades disseram que é improvável que a taxa básica de juros fique acima de 2% ou 3% nos próximos anos - hoje está na mínima histórica de 0,5%.
Carney disse ainda neste domingo que as autoridades estão mantendo um olhar atento sobre mercado imobiliário da Grã-Bretanha, o qual economistas temem que pode estar em perigo de superaquecimento.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast