Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
política monetária

BC japonês fará reunião emergencial na próxima semana

Banco do Japão (BOJ) deve realizar uma reunião extraordinária no começo da semana que vem para decidir sobre novo ajuste na política monetária, segundo a edição deste sábado (28) do jornal japonês Asahi Shimbun.

A expectativa é que a instituição afrouxe ainda mais sua política diante da valorização do iene, que ameaça o cenário de gradual recuperação econômica do Japão. A reunião de emergência ocorrerá antes do encontro regulamentar, previsto para 6 e 7 de setembro.

O BOJ discutirá a possibilidade de expandir o volume de fundos oferecidos às instituições financeiras a uma taxa fixa de 0,1%, dos atuais 20 trilhões para 30 trilhões de ienes, ou estender o programa de três para seis meses, informou o Asahi Shimbun.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse na sexta-feira que planejava se reunir com o presidente do BOJ, Masaaki Shirakawa, assim que este retornasse de uma viagem aos Estados Unidos e que esperava "uma flexibilização da política monetária".

Shirawaka deverá retornar na segunda-feira de uma reunião promovida pelo Federal Reserve na estância de Jackson Hole, em Wyoming (EUA).

Um porta-voz se recusou a fazer comentários sobre a matéria do Asahi Shimbun.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.