Banco do Japão (BOJ) deve realizar uma reunião extraordinária no começo da semana que vem para decidir sobre novo ajuste na política monetária, segundo a edição deste sábado (28) do jornal japonês Asahi Shimbun.
A expectativa é que a instituição afrouxe ainda mais sua política diante da valorização do iene, que ameaça o cenário de gradual recuperação econômica do Japão. A reunião de emergência ocorrerá antes do encontro regulamentar, previsto para 6 e 7 de setembro.
O BOJ discutirá a possibilidade de expandir o volume de fundos oferecidos às instituições financeiras a uma taxa fixa de 0,1%, dos atuais 20 trilhões para 30 trilhões de ienes, ou estender o programa de três para seis meses, informou o Asahi Shimbun.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse na sexta-feira que planejava se reunir com o presidente do BOJ, Masaaki Shirakawa, assim que este retornasse de uma viagem aos Estados Unidos e que esperava "uma flexibilização da política monetária".
Shirawaka deverá retornar na segunda-feira de uma reunião promovida pelo Federal Reserve na estância de Jackson Hole, em Wyoming (EUA).
Um porta-voz se recusou a fazer comentários sobre a matéria do Asahi Shimbun.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast