O Banco Central lançará nesta quinta-feira (6) o terceiro conjunto de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro.
Os nove modelos, que incluem uma moeda de ouro, quatro de prata e quatro bimetálicas de circulação comum (usadas normalmente no comércio), são destinados a colecionadores e poderão ser comprados através do site do Banco do Brasil e em algumas de suas agências.
O primeiro conjunto das peças foi lançado em novembro de 2014, e o segundo em abril deste ano. Em julho, o BC havia divulgado as imagens das últimas moedas da série, previstas para o início de 2016.
Os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda do Brasil, com o suporte técnico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As moedas são produzidas pela Casa da Moeda do Brasil.
Homenagens
As moedas de prata homenageiam o sambódromo do Rio, o mico-leão-dourado, a orquídea e o forró, enquanto a de ouro se volta à luta olímpica. As moedas de R$ 1 de circulação comum continuam prestando homenagem a esportes presentes na Olimpíada, neste caso.
A moeda de ouro homenageia, além do Cristo Redentor, a luta olímpica, um dos esportes que representa o lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” (mais rápido, mais alto, mais forte).
Já as moedas de prata trazem homenagens ao Rio de Janeiro. Os anversos mostram paisagens conhecidas onde o carioca pratica esportes como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia; os reversos, aspectos da cultura e da natureza da cidade e do Brasil. O mico-leão-dourado, a orquídea, o sambódromo do Rio e o forró continuam as quatro séries temáticas: fauna, flora, arquitetura e música, respectivamente.
Os esportes olímpicos e paralímpicos são os destaques das moedas de circulação comum. No terceiro lançamento, as homenagens são para o futebol, o voleibol, o atletismo paralímpico e o judô.