O Banco Central lançou nesta quinta-feira (24) seu assistente virtual Din. O chat bot está disponível na página do Registrato, sistema em que o cidadão pode consultar relatórios com informações sobre operações de crédito e relacionamento com bancos.
“Em sua versão inicial, o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC”, informou o BC à imprensa.
A versão inicial da ferramenta, segundo o BC, é capaz de auxiliar o cidadão na consulta e emissão da Certidão Negativa de Relacionamento com o Sistema Financeiro, que atesta que ele não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras. Este documento é utilizado, por exemplo, para comprovar hipossuficiência financeira (incapacidade de se sustentar) para os casos de recebimento de financiamento estudantil e auxílio jurídico gratuito.
“O Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A iniciativa está alinhada à estratégia do Banco Central de utilizar as inovações tecnológicas para a melhoria de seus serviços ao cidadão”, informou o BC. “Inicialmente, o assistente foi desenvolvido para propiciar uma melhor experiência de uso em computadores pessoais (desktops).”