O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a Selic em 0,5 ponto porcentual, para 8,5% ao ano, mantendo o ritmo do aperto monetário para combater a inflação sem machucar muito a recuperação econômica e indicando que manterá essa intensidade no futuro.
A decisão, que veio em linha com esperado pelo o mercado, foi unânime, com o Copom repetindo o argumento de que esse movimento "contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".
"A gente acha que a Selic termina este ano em 9,25% ou 9,5%. Mas, se continuar a depreciação do real em relação ao dólar, o BC pode se ver na necessidade de continuar a subir a Selic para limitar a contaminação do câmbio para inflação", avalia o diretor de análise para América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos, para quem o Copom manterá o mesmo ritmo de alta em agosto, quando se reúne novamente.
Essa foi a terceira alta seguida da Selic no atual ciclo de aperto monetário, que começou em abril, após a inflação acumulada em 12 meses ter estourado o teto da meta. A escalada dos preços acontece apesar de a economia brasileira não ter dado sinais consistentes de recuperação, com analistas apostando cada vez mais que o crescimento ficará pouco acima de 2% neste ano.
Preços
Em junho, a inflação medida pelo IPCA estourou novamente a meta, ao acumular alta 6,7% em 12 meses, maior alta desde outubro de 2011. Mas a variação mensal de 0,26% veio bem abaixo das expectativas, reforçando as apostas de que o BC não precisaria acelerar o passo.
Logo após a reunião do Copom de maio, agentes econômicos começaram a apostar que o juro básico poderia ser elevado com mais força em julho, diante dos sinais dados pelo próprio BC, com discurso mais duro de combate à inflação ao afirmar que ficaria "especialmente mais vigilante" na condução da política monetária.
O BC estima que o IPCA ficará em 6% em 2013 e em 5,4% no ano que vem. Economistas consultados para o boletim Focus, por sua vez, veem a inflação a 5,81 e 5,90% em 2013 e 2014, respectivamente.