O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (22) a mudança de algumas regras do recolhimento de depósito compulsório sobre recursos a prazo.
"A decisão visa a otimizar a liquidez do sistema financeiro e possibilitar o alongamento do perfil de captação das instituições financeiras", afirmou o BC, em comunicado.
O pacote limita a remuneração dos valores recolhidos sob a forma de compulsório sobre recursos a prazo a 73 por cento da exigibilidade em 24 de fevereiro, percentual que será reduzido para 64 por cento em 27 de abril do ano que vem.
Além disso, o BC permitirá a inclusão das letras financeiras entre os ativos elegíveis para dedução do recolhimento da exigibilidade sobre recursos a prazo.
Adicionalmente, o BC mudou o critério de elegibilidade dos bancos, cujos valores de referência do Nível I do patrimônio de referência caem de 2,5 bilhões para 2,2 bilhões de reais, com data base de 30 de junho último.
Por fim, a autoridade monetária modificou o prazo para contratação de Depósitos Interfinanceiros (DIs), para fins de dedução, para 29 de junho de 2012 e retirada de prazo limite para os demais ativos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião