O Banco Central publicou na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial da União (D.O.U.) a Resolução nº 3.631, regulamentando o acordo entre o Banco Central do Brasil (BC) e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que cria linha de swap (troca) de moedas de até US$ 30 bilhões entre os dois países.
A resolução, anunciada na quarta-feira da semana passada (dia 29), estabelece que os valores em reais recebidos pelo Fed serão creditados em conta especial de depósito aberta em seu nome no BC brasileiro e os valores em dólares que vierem a ser sacados pelo BC do País em virtude do contrato serão depositados na conta de depósito mantida pela instituição brasileira no Fed, em Nova York.
Na semana passada, em nota, o BC disse que o acordo faz parte da "estratégia de atuação do BC no combate aos efeitos da turbulência financeira internacional sobre a economia brasileira e evidencia a importância da estreita cooperação entre autoridades monetárias na atual conjuntura internacional". No texto, o BC brasileiro afirmou que este acordo contribuirá para preservar o sistema financeiro nacional "das restrições de liquidez no mercado financeiro internacional".
Não é só “adeus, Disney”: como o dólar alto afeta sua vida e a economia
Alexandre de Moraes transforma liberdade de Daniel Silveira em nova punição; acompanhe o Sem Rodeios
PEC de deputados que corta o triplo de gastos ainda busca assinaturas para tramitar
Preço da carne deve subir de novo, e por um bom tempo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast