O Banco Central quer que todas as instituições financeiras tenham um sistema de ouvidoria. Pelas regras atuais, os bancos não são obrigados a oferecer este serviço. O BC lembra que o objetivo das auditorias é estabelecer um canal direto com os clientes e usuários de produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos.
"Sua estrutura deverá ser compatível com a natureza e a complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas", informou o Banco Central. O BC decidiu colocar em audiência pública, a partir desta sexta-feira (23), a minuta da proposta. Para entrar em vigor, a nova regra ainda tem de ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A minuta da resolução, que está na página da instituição na internet, prevê que caberá aos bancos darem ampla divulgação sobre a existência das auditorias. A audiência pública termina no dia 26 de março próximo. As sugestões da sociedade poderão ser utilizadas e aproveitadas na resolução do CMN que tratará do assunto.
São atribuições das ouvidorias: receber, registrar, analisar e dar tratamento formal às sugestões dos clientes e reclamações que não forem solucionadas pelo atendimento usual; prestar esclarecimentos e informar aos clientes sobre o andamento de suas demanda no prazo de até dez dias úteis; sugerir aos bancos a adoção de medidas para corrigir problemas ou aprimorar procedimentos. BC quer que todos os bancos tenham ouvidorias
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast