O Banco Central publicou nesta quarta-feira (17) circular com a regulamentação dos chamados "facilitadores de pagamento", que são as empresas que garantem o pagamento pelos bens e serviços vendidos ao exterior negociados pelo comércio eletrônico. A aprovação desse novo instrumento de pagamentos havia sido aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim do mês passado.

CARREGANDO :)

A decisão do CMN abre a possibilidade para que as empresas brasileiras usem essas empresas facilitadoras para que os pagamentos sejam garantidos. "A medida elimina uma assimetria até então existente desfavorável às empresas brasileiras, passando a permitir aos exportadores nacionais competir, no ambiente de comércio eletrônico, em condições similares com seus concorrentes estrangeiros", explicou o BC.

O CMN espera aumento das vendas por internet, especialmente por empresas desconhecidas no exterior, como micro e pequenos exportadores. A medida também deve facilitar o recebimento de valores por parte de pequenos hotéis, pousadas e prestadores serviços turísticos, instrumento que deve facilitar reservas de estrangeiros na Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Publicidade