• Carregando...

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter sua taxa de juros em 3,25% ao ano. O banco, no entanto, continua preocupado com a aceleração da atividade econômica na Europa, que pode provocar mais pressões inflacionárias.

A Eurostat (agência de estatísticas do bloco econômico europeu) informou ontem que a inflação nos 12 países que formam a zona do euro teve alta de 1,6%, quase um ponto porcentual a menos em relação ao índice de maio, quando atingiu 2,5% (índice repetido em julho). Em agosto, os preços tiveram alta de 2,3% e, no mês passado, de 1,7% (dado revisado).

Mesmo assim, a expectativa dos analistas é de que o banco ainda efetue mais um aumento de 0,25 ponto percentual neste ano: as previsões para a inflação neste ano estão ligeiramente acima do nível considerado adequado pelo BCE, um teto de 2%.

Na semana passada, o instituto alemão privado de pesquisas Ifo mostrou que a confiança dos empresários na economia do país teve ligeira alta no mês passado, depois de três meses consecutivos de declínio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]