São Paulo Parte de um dos segmentos que mais cresce no Brasil, as companhias paranaenses de perfumaria e cosméticos querem aumentar também a sua participação no mercado externo. O estado tem a terceira maior concentração de empresas do setor no país são 131. No Brasil todo, são mais de 1,2mil fabricantes, que movimentaram em 2004, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), cerca de R$ 22,6 bilhões. O setor está reunido em São Paulo na 15.ª edição da Cosmoprof Cosmética Feira Internacional da Beleza.
A All Nature, com sede em Curitiba, é uma das 400 empresas participantes do evento e, segundo o seu gerente marketing, Alexandre Júnior, vai começar a exportar no início de 2006. "Já tenho um embarque acertado de 50 mil tubos de tintura para a Argentina", comemora. Nos planos da empresa também estão outros países da América Latina, como Chile e Equador.
A empresa foi fundada há 10 anos, com a estratégia de vender apenas para salões de beleza. Segundo Júnior, no ano passado a All Nature registrou um crescimento de 50%. Para esse ano, a expectativa é incrementar o faturamento na mesma proporção, ou cerca de R$ 10 milhões. "Além do mercado externo, estamos amadurecendo em praças brasileiras como Salvador e Maranhão."
A perfumaria Chlorophylla, de Curitiba, também participa da feira com a ambição de prosperar no exterior. "Em 2004 exportamos 60 mil itens. Para esse ano, se a economia colaborar, pretendemos aumentar esse volume em 50%", diz o diretor de exportação da empresa, José Schweidson Filho. Segundo o executivo, xampus, loções e colônias da marca já foram vendidos para o Japão, Estados Unidos, África do Sul e Portugal. "Esses países devem aumentar os volumes negociados e outros devem ser incluídos."