Fiscalização
Redes de varejo foram alvo de denúncias por venda casada
Os cartões de crédito vinculados ao varejo chamados de private labels já foram alvo de denúncias há cinco anos por causa de indícios de venda casada. Considerada crime pelo Código de Defesa do Consumidor, a venda casada ocorre quando o fornecedor não permite que o cliente compre produtos distintos separadamente ou maquia essa condição ao fazer a venda com um contrato só.
Isso se tornou risco comum na venda de private labels conforme as redes varejistas diversificaram sua atuação, passando a intermediar serviços financeiros e de seguros.
Entre 2009 e 2011, após denúncias da associação Proteste, o Ministério Público do Rio de Janeiro firmou termos de ajuste de conduta com diversas redes para impedir venda casada. As empresas foram obrigadas a não condicionar o cartão à adesão de seguros ou de títulos de capitalização e a informar previamente o consumidor sobre alterações no contrato.
Anuidade gratuita
Outro problema foi a propaganda enganosa da anuidade gratuita que, segundo o contrato, valeria apenas por um período. Entre as redes que firmaram acordos do tipo estão Carrefour, Marisa e Riachuelo.
Segundo Soraia Panella, do Procon-RJ, as denúncias ainda são recorrentes.
Os produtos oferecidos com o cartão estão mais variados vão de plano odontológico a ensino à distância. "Pode vender, desde que exista transparência", alerta. "O que o consumidor tem que fazer é falar: quero apenas o cartão da loja; ou então quero o outro serviço, mas em contratos apartados".
No fim do ano passado, 76% dos brasileiros maiores de idade que viviam em uma das 11 principais capitais tinham cartão de crédito, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Na disputa por mercado, o "dinheiro de plástico" acaba oferecendo benefícios que vão além do uso tradicional hoje, por exemplo, é comum que até cartões mais simples permitam participação em programas de pontos ou milhas, bônus para recarga de celular e descontos na entrada de cinemas.
O consumidor precisa apenas se certificar de que os benefícios são gratuitos a melhor forma é lendo o contrato com atenção, já que o emissor do cartão é obrigado a detalhar o peso dos "extras" na anuidade. O prejuízo para quem não usa o benefício é a simples perda de oportunidade, como deixar pontos expirarem ou pagar entrada inteira sem necessidade. Há um porém: a operadora do cartão pode se dar o direito de suspender benefícios extras gratuitos quando achar necessário a cláusula que prevê isso é praxe nos contratos.
Existem benefícios que pedem mais atenção do consumidor. É o caso dos seguros e planos de assistência oferecidos juntamente com o cartão. Apesar de o cliente da bandeira contar com a facilidade de dispor do serviço, às vezes com vantagens, esses produtos não são contratados das administradoras, mas de outras empresas portanto, cobertos por mensalidades ou anuidades distintas.
Um exemplo: alguns cartões internacionais da Visa podem ser contratados com seguro e assistência para viajantes, que passam a contar com auxílio legal, médico e até para perda de bagagem. Mas a bandeira esclarece: "a Visa não é provedora de seguros. Eles são providos por terceiros".
Contrato extra
A oferta de opcionais é legal desde que o consumidor tenha conhecimento do que está contratando e receba o outro contrato ou apólice em separado. No documento, devem estar listados pontos essenciais do serviço, como a rede de atendimento disponível, período de carência e as limitações de cobertura.
"O consumidor também precisa ter a opção de contratar em separado os serviços", diz a advogada Mariana Alves Tornero, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Por isso, ela aconselha cuidado nas compras de produtos financeiros pela internet ou por telefone, quando a entrega desses contratos fica mais complicada. "Ainda faz falta a prática de entregar contratos ao consumidor", diz.
É bom saber
Confira os principais serviços oferecidos na contratação de cartões:
Sem custo
Acúmulo de pontos e de milhas de viagem.
Descontos em cinemas, teatros e jogos.
Bônus para celular.
Uso de salas VIPs e preferência nas filas em aeroportos (para clientes platinum).
Transfers entre aeroportos.
Facilidades na locação de veículos.
Contratados à parte
Assistência em viagens (médica, contra acidentes ou perda de bagagem).
Seguros contra perda, furto e roubo do cartão.
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